Natura abre lojas em shoppings e compra a rede internacional Body Shop

O programa de expansão da Natura só está começando.
Depois de ter comprado em 2012 a australiana Aèsop com 183 lojas espalhadas em 20 países e de ter começado a abrir lojas próprias com a marca Natura em shoppings centers do Pais (Já são 16 lojas, das quais 15 em SP e uma no Rio), a Natura concluiu a compra da rede de lojas The Body Shop que possui mais de 3 mil lojas em 70 países.
Para assumir a marca e o negócio, investiu cerca de 1 bilhão de Euros (3,6, bilhões de Reais), gerando um crescimento de 45% de sua receita passando de 7,8 bilhões para 11,5 bilhões.
O presidente da Natura, João Paulo Ferreira, afirma que a compra da Body Shop foi o passo decisivo para internacionalizar a marca da noite para o dia, mantendo os valores de sustentabilidade e a ética que norteiam as duas empresas.
O desafio agora, será aprender e dominar rapidamente o negócio de varejo.
As lojas próprias, vendem somente 40% dos portfólio de produtos da marca para não afetar o canal de venda direta, que desde sua fundação em 1969, é o principal canal de venda, com quase 2 milhões de consultoras.
Philip Soares, analista da Ativa Investimentos considera muito ousada a compra pelo valor pago a The Body Shop que pertencia a L´Oréal.
A agência Standard & Pool´s divulgou comunicado informando que colocou a nota de risco da Natura por conta das implicações negativas que podem ocorrer pelo enfraquecimento da estrutura de capital da empresa, caso não ocorra uma alavancagem sinérgica entre as Cias, podendo fazer a Natura perder até dois pontos.
Enquanto isso, sabe-se que a Natura está cada vez mais preparada para entrar no segmento de MMN, cujo presidente publicamente vem elogiando o modelo de negócio.
body shop
A FORÇA