Mary Kay se reinventa para ganhar novas gerações e ficar mais antenada tecnologicamente

Como os Cadillacs cor-de-rosa que premia aos melhores vendedores, a Mary Kay de hoje mantém uma sensação clássica e ao mesmo tempo possui pensamento e design inovadores.
A empresa de beleza de 53 anos construiu uma marca amplamente reconhecida e respeitada, mantendo-se em sintonia com as necessidades em evolução de seus clientes e consultores.
Do lado do produto, Mary Kay expandiu seu portfólio para atender as mulheres em todas as fases da vida.
As estratégias de marketing da empresa introduzem os clientes para os cosméticos e a oportunidade de negócios de maneiras novas, como patrocínios do reality show Project Runway e da Academia de Country Music Awards. E, claro, nenhuma entidade pode continuar a ser de ponta sem se envolver no mundo em constante mudança da tecnologia.
A última fase da evolução da tecnologia da empresa de beleza é o aplicativo myCustomers +, descrito como um “assistente virtual” para o Mary Kay Independent Beauty Consultant.
Com capacidade de criar tickets de vendas e o gerenciamento de inventário, myCustomers + ajuda os consultores a agilizar seus negócios em um mundo cada vez mais móvel e conectado.
Pesquisas recentes da empresa de publicidade digital Criteo descobriram que, no quarto trimestre de 2015, os dispositivos móveis representavam 30% de todas as transações de comércio eletrônico, passando de 27% no ano anterior.
A tendência para o celular não é surpreendente considerando que, em 2013, as pesquisas das Nações Unidas descobriram que mais pessoas na Terra tinham acesso a celulares do que a sanitários.
A venda direta é, por natureza, um negócio móvel e está posicionado de forma única para aproveitar a tecnologia móvel, porque o próprio canal é composto de pessoas, em vez de uma loja de tijolos e argamassa ou uma página da web.
No entanto, as empresas mais antigas e maiores encontram-se diante das maiores barreiras à entrada quando se trata de lançar novas tecnologias. Tome uma empresa estabelecida como Mary Kay, que opera desde 1963, ano em que a cassetete e o telefone com botões estavam fazendo sua estréia.
de 35 ou mesmo 350, mas 3,5 milhões de consultores em todo o mundo.
“Estamos olhando para tudo com uma mentalidade móvel primeiro, porque é aí que a nossa força de vendas está concentrada.” -Jill Wedding, Diretor de Marketing, Mary Kay
O tempo, então, é chave para o lançamento de qualquer nova ferramenta ou processo, e no caso de myCustomers + o cenário foi definido para Mary Kay.
O uso generalizado de ferramentas móveis significa que a empresa não está empurrando seus vendedores para uma nova plataforma, mas encontrá-los onde eles já estão, como altas taxas de adoção antecipada do aplicativo confirmam.
“Nossos consultores são muito adaptáveis, e acho que qualquer um no mundo de hoje sabe que o digital é o lugar onde está acontecendo o futuro.”
Expandir sua caixa de ferramentas digital para incluir uma variedade de aplicativos faz parte do foco da empresa que prepara um punhado de aplicativos para ajudar os consultores a compartilhar os produtos e as oportunidades de negócios.
A Makeover virtual da Mary Kay permite aos usuários fazer o upload de uma foto e experimentar qualquer combinação de maquiagem para olhos Mary Kay e cor de lábios, juntamente com uma variedade de penteados e acessórios.
Através do eCatalog, os usuários podem navegar em todos os produtos Mary Kay e estarem atentos às tendências de beleza e ofertas especiais.
Outra aplicação, a mostra digital da Mary Kay, é adaptada a consultores e possui uma biblioteca de ferramentas de apresentação móvel.
A idéia é que a empresa aprimore as ferramentas de vendas personalizadas que permitam as consultoras dirigir um negócio da palma da mão.
Para revolucionar e reinventar o negócio digital, contrataram a empresa de desenvolvimento de aplicativos Bottle Rocket, cuja lista de clientes inclui marcas como Coca-Cola, Starwood Hotels & Resorts e NBCUniversal.
O aplicativo que estava em desenvolvimento há três anos, oferece 187 recursos dos 400 idealizados.
Uma das características principais do aplicativo é o ponto de venda, onde o consultor pode extrair o perfil do cliente, fazer um novo pedido e enviar um recibo por e-mail.
Usando uma ferramenta de digitalização, o consultor pode verificar qualquer produto para adicioná-lo automaticamente à ordem. O recurso de digitalização também ajuda a gerenciar inventário, outro foco do aplicativo.
Historicamente, à medida que o negócio de um consultor crescia, o gerenciamento de estoque tornou-se um processo cada vez mais demorado. Ela pode obter a ajuda de um assistente ou cônjuge, ou comprar software para agilizar o processo. Agora, quando o consultor recebe uma nova remessa, ela pode digitalizar o rótulo de remessa de Mary Kay para atualizar instantaneamente seu inventário. O aplicativo também notifica-a quando os níveis de produtos caem abaixo dos mínimos estabelecidos.
Recursos adicionais como gerenciar as atividades diárias de construção do negócio serão muito utilizados. Os consultores que estiveram com Mary Kay por qualquer período de tempo reconhecerão uma lista de tarefas que aparece na tela em bolhas interativas, marcada como completa, se for o caso.
A lista é baseada em uma prática ensinada por Mary Kay Ash, fundadora da empresa, que treinou consultores para começar cada dia com uma lista de “6 coisas mais importantes para fazer”. Outra característica permite ao consultor marcar grupos específicos de clientes para mensagens ou promoções específicas. Ela também recebe uma notificação quando um cliente faz um pedido no seu site pessoal da Mary Kay ou tem um aniversário ou aniversário.
“Nós queríamos um aplicativo tão fácil de usar que, não importa quem você é, quando você abri-lo, é intuitivo e você pode descobrir onde encontrar coisas e como fazer coisas.”
-Hope Elston, Gerente de Marketing Mary Kay
O aplicativo já foi lançado nos EUA. A assinatura custa US$ 4,99 por mês e no primeiro dia de lançamento 8.600 consultoras contrataram o aplicativo que está revolucionando a forma de gerenciar a rede, as vendas e o negócio.
Todos essas assinantes representam uma oportunidade sem precedentes para Mary Kay obter informações sobre seus negócios.
Esse foco no consultor conduzirá não apenas a novas iterações do myCustomers +, mas a estratégia geral de negócios da Mary Kay.
Desta forma, a empresa pode continuar a se reinventar para atrair novas gerações através de tecnologia inovadora e novas estratégias de marketing e vendas.
O melhor mecanismo de análise e insight que possuem, é o que está entre os ouvidos do consultor de vendas. Mas o aplicativo é um sucesso e vai se popularizarentre as consultoras, aqui no Brasil também, em breve.