Lições de Vida para seu sucesso profissional. Assista 40 filmes inspiradores maravilhosos

A Sucesso elaborou 40 filmes que podem lhe ensinar muito. Mesmo que já tenha assistido, vale a pena ver de novo, atento para as lições que os filmes apresentam, para aplicar na sua vida e no seu negócio.
1. Penetras bons de bico
Dois amigos sabem tirar proveito carnal da esperança e dos sonhos das mulheres. Mas como? Entrando de penetra em casamentos.
Neste filme podemos identificar várias aproximações com o Marketing. Há a questão de adaptação em diferentes públicos-alvo (tanto de vestimenta, argumentos, etc.). Mas também a argumentação de vendas que ambos utilizam para “se venderem” para as mulheres.
2. A onda
O professor Rainer Wenger é colocado para dar aulas sobre autocracia. Para exemplificar melhor, ele forma um governo fascista dentro da sala de aula.
É muito ligado à propaganda política Nazista, fala sobre influência da comunicação na ideologia das pessoas, neste caso dos alunos. É um filme relativamente forte, mas que trabalha muito sobre argumentos para vender ideias.
3. Jurassic Park
Um milionário cria um parque onde visitantes podem ver dinossauros em carne e osso, mas uma falha no sistema de segurança liberta as feras.
Em Jurassic Park é possível identificar como, mesmo antes de ver os dinossauros, o parque é vendido: pela marca, entrada do parque, vídeos que explicam os experimentos, etc.
E, é claro, trabalha algo que é muito discutido no Marketing 3.0: levar experiência para as pessoas!
4. O Lobo de Wall Street
O emocionante drama de Martin Scorsese sobre Wall Street é baseado nas memórias do corretor Jordan Belfort, cuja frívola carreira culminou em sua prisão.
Este é um filme referência quando se fala em VENDAS! Belfort, além de saber formar um time forte, trabalha de maneira correta sobre posicionamento de marca e utilizar os argumentos corretos para persuadir seus clientes (mudando a abordagem do discurso).
5. A rede social
O drama biográfico do diretor David Fincher relata a ascensão meteórica do criador do Facebook Mark Zuckerberg, que se tornou astro da Internet no segundo ano de Harvard.
É possível observar no filme vários pontos com relação ao Marketing e Vendas: ousadia em inovar, montagem de times e possuir uma visão de onde quer chegar com o negócio.
6. O homem que mudou o jogo
Baseado numa história real, O Homem Que Mudou O Jogo (Moneyball) é um filme para quem nunca sonhou em ser parte do sistema. Brad Pitt interpreta Billy Beane, o gerente geral do time Oakland A’s e o responsável pela montagem da equipe. O filme trata, principalmente, a importância de ter uma boa estratégia.
Este é um dos poucos filmes desta lista que retrata algo super importante: planejamento! Pois, mesmo tendo jogadores de segunda linha, Beane sabe utilizá-los de maneira correta.
Além de uma lição de liderança, é possível identificar ações que destacam o diferencial de cada um.
7. Jobs
A história da ascensão de Steve Jobs, de rejeitado no colégio até tornar-se um dos mais reverenciados empresários do universo da tecnologia no século 20.
A trama passa pela jornada de autodescobrimento da juventude, pelos demônios pessoais que obscureceram sua visão e, finalmente, pelos triunfos. Como posicionar seus produtos? Diferenciá-los dos concorrentes?
Indiscutivelmente Steve Jobs não vendia produtos: vendia ideias e soluções! E neste filme é possível compreender um pouco desta mente, meio conturbada, mas super criativa e inovadora.
O filme trabalha muito a ideia de posicionamento de marca e de como pensar fora da caixa na melhoria de produtos, além de saber vender grandes ideias em suas apresentações.
8. Chef
Carl Casper (Jon Favreau) é o chef de um restaurante badalado de Los Angeles, mas volta e meia enfrenta problemas com o dono do local por querer inovar no cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes.
Mas uma briga com um crítico gastronômico (Oliver Platt) vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua família para reiniciar a vida no comando de um trailer de comida e um celular com internet.
É um filme não muito conhecido, porém retrata muito a cena atual do marketing como: gerenciamento de crises, comportamento do consumidor e marketing digital pelas mídias sociais.
9. Do que as mulheres gostam
Quando um arrogante publicitário de repente começa a escutar o que as mulheres pensam, ele usa seu talento recém-descoberto contra a nova chefe.
10. Quem quer ser um milionário
Este filme britânico que mais parece um trabalho de Bollywood mostra o jovem Jamal Malik (Dev Patel) num famoso programa de perguntas e respostas na TV. Jamal busca em sua própria história, marcada por uma infância miserável e violenta, as respostas para as questões perguntadas pelo apresentador. É um exemplo de busca de força interior, algo essencial para empreendedores.
11. À procura da felicidade
Em “À procura da felicidade”, Will Smith interpreta Chris Gardner, um pai de família com problemas financeiros. Tantos que sua mulher sai de casa, deixando o filho Christopher (Jaden Smith), de 5 anos. Chris consegue um estágio não-remunerado numa corretora de valores, mas não consegue dar conta das despesas da casa. Com isso, ele e o menino acabam dormindo em abrigos e estações de trem. É um grande exemplo de que se você tem um sonho, não deve desistir de alcançá-lo.
12. Piratas da informática
Um clássico entre os apaixonados por tecnologia, Piratas da informática também é conhecido como Piratas do Vale do Silício. O filme mostra o começo de duas das principais empresas de tecnologia do mundo, a Apple e a Microsoft. Retrata as brigas de bastidores entre Steve Jobs (Noah Wyle) e Bill Gates (Anthony Michael Hall), a concorrência entre as companhias e sua importância no setor.
13. “Jerry Maguire – A grande virada”
Depois de uma crise de consciência, o bem-sucedido agente esportivo Jerry Maguire (Tom Cruise) escreve um documento defendendo que os agentes deveriam cuidar da carreira dos atletas de forma mais humana, ainda que isso significasse ganhar menos. Depois disso, acaba sendo demitido da consultoria onde trabalhava e perde seus clientes, à exceção do jogador de futebol americano Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr). “Jerry Maguire – a grande virada” é um filme que mostra como é possível vencer depois de um fracasso.
14. O segredo do meu sucesso
O jovem Brantley Foster (Michael J. Fox) deixa uma cidadezinha no Kansas para tentar o sucesso em Nova York. Ao chegar lá, as coisas não saem como planejadas e ele se vê obrigado a pedir um emprego ao tio, Howard Prescott (Richard Jordan), que controla uma empresa milionária. Como o trabalho é modesto, Brantley, decide levar uma vida dupla, criando um personagem chamado Carlton Whitfield, um executivo de ideias brilhantes, mas que ninguém sabe de onde veio.
15. O Poderoso Chefão
O clássico que dá início à famosa trilogia dispensa muitas recomendações e mostra a trajetória da família Corleone e seus negócios ilícitos. O primeiro “Poderoso Chefão” mostra as vantagens e desvantagens de empreender em família e que o melhor sucessor pode ser quem menos se espera.
16. À Procura da Felicidade
Este filme já se tornou um clássico quando o tema é inspiração. O roteiro traz Will Smith como um homem em busca da carreira que acredita e do sustento da família. “Esse filme é exatamente o que um empreendedor precisa assistir antes de começar um negócio, pois mostra que o sucesso vem com muita persistência”, diz Fatima Rocha, da rede Megamatte.
17. Invictus
O filme mostra como Nelson Mandela e o time de rúgbi sul-africano conseguiram integrar e fortalecer um país inteiro. “O filme me fez refletir sobre a força do trabalho em equipe e da simplicidade na liderança para vencer”, conta Claudinei dos Anjos, franqueador da rede Anjos Colchões.
18. Discurso do Rei
O filme conta como o rei inglês tenta superar sua gagueira com a ajuda de um fonoaudiólogo e para fazer um importante discurso no rádio. “A perseverança nos faz vencer qualquer dificuldade, nos levando de diferentes formas aos nossos objetivos”, diz Rodrigo Matias, gestor da rede de lanchonetes Fly Burgers.
19. As Aventuras de Pi
A história de um homem que sobrevive depois de um naufrágio em um bote com um tigre foi vencedora de quatro estatuetas no último Oscar. Para Wagner de Freitas Oliveira, fundador da Woli, o filme é fonte de inspiração. “A superação de dificuldades é uma característica forte de quem quer empreender”, diz.
20. O Gladiador
Dirigido por Ridley Scott e estrelado por Russell Crowe, o filme mostra como um homem se supera através das lutas de gladiadores para vingar sua família. “Retrata a capacidade de criar novas estratégias, promover alianças positivas, espírito de liderança e a força que reside no verdadeiro trabalho em equipe”, opina Fernanda Sanches, presidente das marcas de dermocosaméticos Biomarine e Cosmobeauty.
21. De Porta em Porta
O filme mostra como o personagem Bill Porter, que tem paralisia cerebral, consegue superar todos os desafios e ser um dos melhores vendedores de porta em porta da companhia que trabalha. “Gosto deste filme porque é uma história de superação”, diz Alessandra França, criadora do Banco Pérola.
22. Jiro Dreams of Sushi
O documentário mostra a história de um shushiman que, aos 85 anos, busca a perfeição em seus sushis. O restaurante de Jiro já recebeu várias premiações. “O filme me ensinou, entre muitas coisas, a escolher algo, focar e ser muito bom nisso. Compartilhei o filme com meu sócio e reduzimos a quantidade de serviços que oferecemos e passamos a nos aperfeiçoar nos que ficaram”, exemplifica Ale Valdivia, um dos fundadores da agência digital Alice Wonders.
23. O Informante
Com Al Pacino e Russell Crowe no elenco, a trama mostra como um homem que trabalhou anos em uma fábrica de cigarros revela os segredos desta indústria. “O filme, apesar de um pouco mais antigo, reflete algumas premissas que precisam ser analisadas com cuidado. A questão da confiança, da qualidade, do capital humano e dos relacionamentos são assuntos que vivem em pauta dentro de qualquer empresa”, opina Wendel Ferrari, sócio- diretor da Temporada na Disney.
24. Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
O filme, dirigido por Tim Burton, narra a vida de um contador de histórias e suas fantasias. “Nossos sonhos podem sair da nossa cabeça, basta acreditar. Trabalhamos com ideias fazendo com que o real e o imaginário andem lado a lado”, opina Luiz Calvão, sócio da Diálogo Urbano, empresa especializada em live marketing.
25. Um Sonho de Liberdade
A história se passa em uma prisão e mostra a trajetória de um detento, preso injustamente, para conseguir se livrar da cadeia. “É uma história de esperança, resiliência e planejamento e nos ensina que, se queremos algo que é muito importante para nossas vidas, devemos lutar para conseguir”, dizem Luan Gabellini e Felipe Cataldi. sócios fundadores da Betalabs.
26. O Jogo da Imitação
O filme conta a história do matemático Alan Turing, que fez parte da equipe formada pelo governo britânico para quebrar um código usado pelos alemães na Segunda Guerra. Apesar de sua dificuldade em trabalhar em grupo, o matemático logo começa a liderar a equipe que busca construir uma máquina capaz de decifrar o código. Para empreendedores, o filme traz a importante mensagem de que é necessário acreditar na sua ideia, mesmo com as dificuldades que aparecem pelo caminho. Também é uma ótima inspiração sobre a importância de se trabalhar em equipe.
27. Um Sonho Possível
Baseado numa história real, o filme conta a história de um jovem pobre que é adotado por uma família rica e assim consegue realizar o sonho de se tornar jogador de futebol americano. Os temas da superação dos obstáculos (no caso do jovem) e da persistência para conseguir um objetivo (no caso de sua mãe adotiva) são ótimos para inspirar empreendedores.
28. Walt Antes do Mickey
Baseado na história real de Walt Disney, o filme fala dos primeiros anos da carreira do desenhista e dos obstáculos que ele precisou superar antes de criar seu desenho mais famoso, o Mickey Mouse. Uma das frases do filme vale para qualquer um que queira ter seu próprio negócio: “Tudo o que vale a pena fazer deve ser bem feito”, diz o pai do jovem Walt. Para quem quer empreender, sempre é bom conhecer as histórias de quem chegou longe.
29. Em Boa Companhia
O filme fala sobre uma situação comum nas empresas: um chefe na casa dos 50 anos perde seu posto para um jovem com a metade da sua idade e precisa se segurar no emprego para pagar as contas em casa. Toda empresa passa por períodos de mudança, portanto, o filme traz mensagens importantes para quem quer estar preparado para elas.
30. Amor Sem Escalas
O filme conta a história de Ryan, um homem que tem a função de demitir pessoas, e por isso se torna uma pessoa insensível à angústia alheia — ele adora o que faz. Porém, a vida de Ryan começa a se complicar quando vê seu emprego ameaçado por um sistema que faz demissões por videoconferência. A falta de sensibilidade com a necessidade dos outros e a substituição de um emprego por um sistema automático são situações que podem acontecer em qualquer empresa, o que torna este filme uma boa pedida para quem não quer cair em armadilhas.
31. Coco Antes de Chanel
O filme conta a história de Coco Chanel, a famosa estilista que revolucionou o mundo da moda ao ousar se vestir com roupas masculinas quando todas as mulheres usavam os desconfortáveis espartilhos e outros adereços exagerados. Mas, como não poderia deixar de ser, o início da carreira de Coco não foi fácil. Ela precisou vencer diversos obstáculos – da pobreza extrema aos costumes de sua época – para conseguir o que queria. Para empreendedores – em especial às mulheres – é um ótimo filme sobre perseverança e coragem.
32. O Dia Antes do Fim
Também baseado em fatos reais, o filme fala sobre a crise econômica de 2008 vista de dentro do universo dos bancos de investimento americanos. A história mostra com algumas decisões erradas e falta de transparência no mundo corporativo podem levar ao fracasso. Por isso, o filme traz à tona uma questão fundamental para qualquer empresa: a postura ética.
33. Ensaio sobre a cegueira
Neste filme, baseado no livro do gênio da literatura José Saramago, um vírus que deixa as pessoas cegas é espalhado por toda uma cidade em questão de dias. A epidemia necessita da intervenção do governo para confinar todas as pessoas contagiadas, a fim de tentar controlar a transmissão.
O roteiro nos mostra como seria a vida de pessoas com o instinto de sobrevivência ligado ao máximo. A obra retrata o quanto podemos nos tornar animais quando damos muito valor a qualquer condição humana, acreditando que aquilo é mais importante que outras vidas.
Este filme nos faz refletir sobre como temos dificuldade de mudar e sermos flexíveis diante adversidades. Ao mesmo tempo nos traz uma sensação de gratidão pela vida, por podermos ter condições perfeitas para nos desenvolvermos. Um ótimo exemplo para começar nossa lista de filmes motivacionais!
34. Forrest Gump
Este é um filme de fantasia, sonhos, conquistas e simplicidade.
A história de um homem que busca apenas ser feliz e ajudar as pessoas, na mais pura simplicidade. Podemos enxergar o quanto de dedicação e determinação Forrest imprime em tudo que se propõe a fazer
Por não se apegar ao resultado, mas apenas dar o seu melhor a cada instante, ele vive situações vistas aos olhos comuns como sorte, milagre ou impossível. Porém, sem saber que era impossível, ele foi lá e fez.
35. Divertidamente
Este desenho da Disney nos mostra, com uma história bem divertida, como nossa mente parece funcionar.
O principal aprendizado do filme é a troca da condenação — daquilo que julgamos ruim — por compreensão. A lição é entender o por que cada coisa existe e agradecer.
A animação nos traz também reflexões profundas sobre cooperação, cocriação e união em prol de algo maior. Quando dois aspectos da mente que parecem opostos se integram, é gerada a cura de um problema que antes parecia impossível de ser realizado.
36. Lincoln
Filme baseado na libertação da escravatura dos Estados Unidos. Podemos nos conectar com o poder da intenção positiva de Abraham Lincoln ao se ver obrigado a iniciar uma guerra para libertar os negros de seu país e inspirar toda a América a fazer o mesmo.
Mais uma vez nos deparamos com uma intenção inabalável acima de qualquer desejo egoísta pessoal, que necessita causar um mal estar inicial para despertar a clareza sobre a insanidade das pessoas daquela época.
Uma história sobre liberdade, determinação, compaixão e autoconfiança. Cai como uma luva na nossa lista de filmes motivacionais!
37. Gandhi
Baseado em história real, este filme conta a história do advogado que se tornou líder diplomático, político e espiritual na fé inabalável de unir sua nação e retirar com gentileza o povo que os oprimia.
Com o princípio de não violência, Gandhi mostrou como finalizar com o domínio forçado sem tachar o outro lado como inimigo, mas apenas como inocente.
Observando a limitação de percepção dos ingleses, que não enxergavam o mal que estavam fazendo ao mundo, Gandhi se dispôs a ajudá-los a enxergar os absurdos que estavam cometendo diante da humanidade. Assim foi possível terminar com uma colonização de quase 200 anos sem derramar uma gota de sangue.
Princípios como perseverança, misericórdia, compaixão, disciplina e fé fazem parte deste que é um dos mais profundos filmes motivacionais!
38. A fome de poder
A rede de lanchonetes McDonald’s é quase uma entidade. A rede está presente em mais de 120 países e tem quase 37 mil lojas. Porém, nem sempre o McDonald’s foi uma enorme rede de franquias. Seu começo foi simples e o filme conta a história da empresa. Passando pela sua origem na cidade de San Bernardino, Califórnia, até alcançar milhares de unidades.
O filme tem em seu roteiro o empreendedorismo como fio condutor, trabalhando a coragem, o foco, a importância do network, a persistência, a superação das adversidades e os valores e recursos pessoais necessários.
Ray Kroc já tinha passado dos 50 anos quando conseguiu construir um império do fast-food. Não fique pensando que você está velho demais para correr atrás dos seus sonhos.
39. Rock Balboa
Rocky Balboa é um boxeador medíocre da Filadélfia que um dia ganha a chance de lutar contra o dono do cinturão. A história foi escrita pelo próprio protagonista do filme, Sylvester Stallone, após ver a luta de Muhammad Ali contra o desconhecido Chuck Wepner – este conseguiu inesperadamente aguentar os 15 rounds, chegando inclusive a derrubar Ali em um certo momento da luta.
Stallone precisou de apenas três dias e 20 horas seguidas para sair com o enredo pronto. O filme, com o orçamento de US$ 1 milhão, conseguiu 225 vezes o valor investido e ainda angariou 10 indicações para o Oscar em 1976, vencendo na categoria de Melhor Diretor, Melhor Edição e Melhor Filme (desbancando Taxi Driver, de Martin Scorcese). O sucesso foi tremendo do garanhão italiano que rendeu mais cinco filmes da franquia, incluindo o último, Rocky Balboa, que entrou em cartaz 30 anos após o primeiro longa.
Com o filme aprendemos sobre humildade, crença inabalável, importância da capacitação, de treinamento, foco, de superar medos e limites, de dar a volta por cima, de mudar as próprias crenças, entre outros ensinamentos incríveis.
40. Treino para uma vida
Mais um filme que conta uma história real e inspiradora, de outro personagem exemplo de vida e de superação. Aqui, acompanhamos a saga de um técnico de basquete extremamente preocupado com o desempenho escolar dos jogadores. O treinador apresenta aos jovens um futuro longe das gangues e da prisão, única realidade que eles conhecem até então. O time dos garotos coleciona apenas derrotas, de modo que eles não acreditam nem na capacidade individual nem na da equipe. São indisciplinados, briguentos, desrespeitosos, confusos e amedrontados. Convivem com perdas e com a separação de pessoas que amam. A verdade é que não têm sonhos para realizar. A vida de cada um deles é um verdadeiro caos. Como podem ter visão de futuro se nunca pensaram em ser alguém diferente daqueles com os quais convivem?
Em meio ao desânimo e à descrença dos demais professores, dos pais e dos próprios alunos, o técnico desafia os jovens a buscar algo que vá além do que eles aprenderiam na quadra. Seu objetivo é transformar aqueles meninos pobres e desmotivados em vencedores não apenas no esporte mas também na vida.