Bitcoin: a moeda que está virando moda e cada vez mais realidade no mundo

A primeira transação de valor comercial registrada na história do Bitcoin, ocorreu quando um usuário comprou pizzas com bitcoins, a moeda fundada na Internet. A transação teve uma grande repercussão na mídia, uma vez que depois de alguns anos, a pizza valeria milhões de dólares.
Bitcoin é uma moeda virtual, concebida para a Internet, que opera de forma descentralizada, porque não há nenhuma autoridade central para emitir moeda, e ajusta seu valor observando com precisão protocolo projetado por Satoshi Nakamoto, em seu artigo, em 2008, o Bitcoin é um sistema Peer-to-Peer de dinheiro eletrônico.
O artigo explica em detalhe o funcionamento do Bitcoin, e começa a justificar a existência do dinheiro eletrônico: que permite pagamentos on-line que foram enviados diretamente de uma pessoa para outra sem passar por um instituição financeira.
Para conseguir isso, Satoshi criou um esquema onde a confiança é depositada na matemática e não em instituições, em criptografia e rede de comunicação em vez de terceiros.
Bitcoin é também o nome do software de código aberto, desenvolvido pela comunidade, que segue o protocolo desenhado por Nakamoto. Funciona com todos os principais sistemas operacionais e já faz parte do portfolio digital de muitas pessoas e empresas.
COMO COMPRAR?
A primeira coisa que você precisa fazer para começar a receber e enviar bitcoins é obter uma carteira digital, ou a chamada “Wallet”.
A prática usual é a de instalar o cliente bitcoin em seu sistema operacional e baixar gigas e mais gigas de informações para sincronizar com a rede Bitcoin, a chamada Blockchain. Este é o método mais seguro para fazer transações, mas é importante mantê-lo constantemente atualizado.
A Coinbase cobram 1% de cada transação (envio/recebimento) em troca de manter um portfÓlio digital online. Outros serviços similares são a XAPO, a Electrum e a famosa Blockchain.info, que segunda a comunidade, é uma das mais seguras.
Sempre verifique a seriedade do intermediário. Caso decida por manter os seus fundos de Bitcoin armazenados em uma wallet online, pesquise bastante sobre ela e de preferência mantém ela sobre território americano? Porquê? Porque a legislação lá é muito séria e o governo realmente pode cobrar dessas empresas e leva-las a processos, caso “sumam” com os fundos dos clientes.
Onde posso obter bitcoins? Existem três formas básicas: 1. Bolsas de Bitcoin (Exchanges) Você compra diretamente de uma bolsa de bitcoins, podendo converter seus Reais, Dólares ou Euros para bitcoins ou vice-versa.
A FOXBIT é a operadora brasileira com maior volume de compra/venda atualmente.
Muitas pessoas estão oferecendo todos os tipos de serviços em troca de bitcoins, desde o trabalho de design gráfico, desenvolvimento de sites, ou mesmo vendendo livros e fazendo consultoria na Internet. Com alguns serviços você já pode ser um freelancer e receber em Bitcoins pelo seu trabalho. Ou, se você tem um negócio, você pode começar a receber pagamentos com Bitcoin, uma vez que ele possui custos operacionais mínimos.
A BitPay é recomendada para intermediação de pagamentos e no Brasil, a PagCoin é indicada para negócios virtuais (lojas virtuais, etc).
A “Mineração” de Bitcoins é um procedimento mais complicado, mas também pode ser um negócio rentável, já que é matematicamente projetado para ser justo. Neste contexto, minerar é equivalente a usar os recursos do computador para gerar divisas.
Em essência, é uma troca de tempo de seu processador e poder por bitcoins. Tecnicamente falando, o processo de mineração de bitcoins é baseado em um sistema de Proof-of-work (POW) que atenua no abuso de serviço. Desta forma, produzir um hardware bitcoin é difícil, enquanto que a verificação de autenticidade é fácil com uma função matemática.
Além disso, o protocolo Bitcoin é concebido para definir o número de bitcoins que podem ser gerados por unidade de tempo. A maioria dos usuários optam pelas duas primeiras opções, no entanto, há pessoas e grupos dedicados a minerar bitcoins profissionalmente.
Atualmente, é comum participar de uma das muitas piscinas (pools) de mineração como a AntPool ou a Bitury. Curiosidade: O País que é lider na adoção e mineração do Bitcoin é a China, por conta dos seus baixos custos com energia elétrica. Hoje em dia com os custos elevados da energia elétrica no Brasil, não vale muito a pena, além disso são exigidos equipamentos específicos e caros para importação, as chamadas Antminer, comercializadas pela fabricante Bitmain.
O que eu posso comprar/fazer com bitcoins?
É uma realidade que cada vez mais empresas e pessoas aceitam bitcoins para pagamento de serviços, produtos e contas, com o “dinheiro virtual”, como alguns o chamam. Fizemos uma pequena lista do que é possível fazer e comprar com Bitcoin:
– Pagar contas de Luz no Japão
– Recarga de celular
– Comprar Games
– Comprar em sites internacionais como o Ebay, Dell ou Microsoft
– Trocar por praticamente qualquer outra moeda – Euro, Dólar, Yuan e Libras – sem precisar ir a uma casa de câmbio – Pagar altíssimas taxas Passagens aéreas – no CheapAir ou Destinia
– Ter um cartão de débito e crédito em Bitcoin com a XAPO
– Efetuar Registro de domínios internacionais
– Pagar qualquer boleto bancário no Brasil com o serviço da Pague
– Pagar cadastro em empresas de MMN
– Receber bônus em Bitcoin
– Comprar produtos online
– Fazer pagamentos de jogos online
– Pagar e receber por serviços prestados
– Pagar e receber em cassinos
– Hospedar-se em alguns hotéis e pousadas
– Comprar cervejas
– Consertar sua bicicleta
– Contratar empresa de mudança
– Importar produtos para bebês
– Pagar universidades nos EUA
– Pagar cirurgias estéticas
– Comprar pizzas
– Comprar casas em Barcelona
– Comprar produtos na Amazon
– Pagar contas de consumo (luz, água e gás) utilizando o Nu Bank
– Comprar notebooks e computadores na Dell Computers
– Comprar cartões de presentes (Gift Cards)
– Serviços de marketing digital
Aprenda o que é Bitcoin. Assista este vídeo:

Reportagem da TV Globo: