13 dicas para superar suas inseguranças

Leia e aprenda 13 dicas para parar de se sentir hesitante e inseguro. Leia até o fim e você encontrará ajuda para que possa brilhar em seu trabalho.

13 dicas para deixar de ser inseguro no trabalho

1. Mude sua mentalidade

Pare de rotular a si mesmo como “socialmente inseguro”. Pode ser a sua opinião sobre como você se sente, mas provavelmente não é a maneira como as outras pessoas o veem.

Nada o enviará a uma espiral socialmente desconfortável mais rápido do que repreendê-lo pela forma como outras pessoas podem ou não vê-lo.

Então pare de dizer que você está no meio da incerteza e comece a afirmar que você é uma excelente pessoa segura.

2. Pergunte a si mesmo “Por quê?”

Por que você está tendo esses sentimentos desconfortáveis ? Você está se comparando com os outros?

Uma excelente dica que ouvi recentemente foi:

“Não compare o seu interior com o exterior de outra pessoa, você sempre perderá”.

Considere situações que fazem você se sentir desconfortável. Por que você se sente indeciso?

Por exemplo, você se sente inseguro em eventos de rede? Por quê? Por que você se importa com o que os outros pensam? Por quê? Por que as pessoas não entendem o que você faz e perdem o interesse?

Então, você pode analisar como descrever o que você faz e que de alguma forma atrai a atenção das pessoas.

Por exemplo, quando eu dizia às pessoas que era uma arrecadação de fundos para uma instituição de caridade, elas se afastavam de mim nos eventos da rede, preocupadas que eu pedisse uma doação.

Então eu mudei o que eu disse. Comecei a falar sobre o impacto do meu trabalho: “proteger as crianças do mal”, em vez do meu cargo, o que me fez sentir muito melhor e abriu conversas em vez de fechá-las.

Fique imaginando por que você  chega à raiz  da sua ansiedade. Pode ser útil conversar com um amigo ou colega de confiança. Então você pode começar a procurar soluções para brilhar.

3. Observe e regule suas emoções

Comece a perceber sua reação emocional a uma situação e comece a desvendar por que ela se sente socialmente insegura.

Fique longe e, como indicado acima, identifique a raiz de sua ansiedade e, em seguida, comece a desfazer o sentimento, seja por conta própria, ou recomendo que você o discuta com alguém da sua confiança ou até mesmo com um coach ou mentor profissional.

4. Concentre-se na outra pessoa

Muitas vezes podemos ficar estressados ​​com o que as pessoas pensam de nós. Pare de levá-lo em consideração e concentre-se neles.

Guarde o seu celular e dê-lhe toda a atenção, faça-lhe muitas perguntas e, em seguida, não terá espaço para analisar o que pensam de si porque ficará demasiado ocupado a pensar nelas.

5. Ouça

Parece tão simples e óbvio que muitos de nós são realmente  ruins em ouvir .

Na maior parte do tempo, temos atenção parcial; Estamos tão ocupados fazendo multitarefa em nossos telefones que perdemos muito do que acontece.

Concentre-se na outra pessoa e realmente escute. Mostre que você está ouvindo, usando um “sim e …” no início das frases para desenvolver a última coisa que eles disseram. 

6. Concentre-se em crescer e aprender

Procure oportunidades em todas as situações, até mesmo aquelas particularmente dolorosas que aumentam sua ansiedade e o enchem de medo.

Por exemplo, se as reuniões causarem estresse, antes da próxima reunião, pergunte-se: ‘Existe alguma maneira possível de que isso seja bom?’ e ‘O que posso aprender com essa situação?’

Encontre uma resposta positiva. Em seguida, concentre-se nesse resultado positivo. Isso ajudará a negar um pouco do desconforto social que você está sentindo.

7. Pratique todos os dias

A melhor maneira de abordar qualquer coisa que pareça grande e esmagadora é fazer algo pequeno a cada dia que fortaleça sua confiança.

Como comer um elefante, como você faria isso? Em pequenos pedaços. (Bem, claro, eu não estou sugerindo que você realmente coma um elefante).

Por exemplo, diga olá para a pessoa no ponto de ônibus, fale com o barista no refeitório, diga olá e sorria para a pessoa na recepção.

Acumule todos os dias com pequenos passos e você descobrirá que não é tão tímido quanto pensa.

8. Peça ajuda

Se você se sentir particularmente estressado ou intimidado por um evento de trabalho no qual você acha que sua insegurança social pode superar você, então peça ajuda. Você tem medo de pedir ajuda? Mude seu ponto de vista para emergir alto!

Converse com amigos e colegas de confiança, diga-lhes como se sente. Muito provavelmente, você não está sozinho!

9. Coloque seu crítico interno de volta em sua caixa

Se você ouvir aquela vozinha que lhe diz que você é tímido e inseguro e que você nunca deveria estar em um evento de trabalho onde você tem que interagir com as pessoas, então fique livre!

Diga a essa voz para calar a boca, conte os momentos em que você gostou de uma conversa em um evento de marketing de rede ou quando se sentiu confortável em uma situação social. Encontre evidências para provar que a voz está incorreta.

10. Falso até que você faça

Como você se parece, como se comporta e como se sente, está intimamente ligado. Vista-se como se quisesse dizer sucesso. 

Se você aparecer no escritório ou em uma reunião com uma aparência inteligente (e inteligente significará coisas diferentes em diferentes contextos), você será percebido de forma diferente, como se estivesse vindo como se estivesse pronto para uma tarde informal de domingo.

11. Observe sua linguagem corporal

Uma pesquisa publicada no Documento de Trabalho da Harvard Business School mostra que a sua linguagem corporal tem um grande efeito na sua confiança. 

Então, antes de entrar na sala de reunião, fique de pé, com os ombros para trás e respire lentamente para entrar em um estado de confiança mental e corporal.

12. Faça amigos com pessoas mais qualificadas do que você

Eles te apresentarão às pessoas e abrirão o caminho para você, tirando a pressão.

Eles também conduzirão a conversa fiada que lhe permitirá participar quando você se sentir confortável para fazê-lo.

13. Pratique o silêncio

Muitas pessoas temem silêncios constrangedores, em vez de dizer algo de maneira tímida.

Você já se sentiu reprimido por fazer algo ou parar de fazer isso? Superar o medo, praticando a busca de falar primeiro em conversas.

Entenda que você não precisa preencher todas as lacunas em uma conversa com palavras. Você pode achar isso desconfortável, mas a outra pessoa pode estar pensando sobre o que vai dizer e pode até ficar feliz com o silêncio.

Você chegou aqui?

Você se lembra da ajuda que mencionei no começo? Bem, algo de bom está esperando por você. Aqui estão as minhas 3 dicas adicionais para garantir que você brilhe na sua próxima reunião, apresentação ou evento!

Minhas 3 melhores dicas para ajudá-lo a brilhar no trabalho

1. Aprenda a construir confiança com alguém fazendo perguntas abertas.

Pergunte às pessoas sobre elas (qual é o seu tema favorito? Sim, você tem ‘você’). Encontre coisas em comum

Por exemplo, um grande gosto por sapatos, conhecimento de uma área local, um clube de futebol. Não precisa estar relacionado ao trabalho, você está procurando por qualquer assunto em que haja interesse comum.

Obtemos resultados mais rapidamente quando conhecemos, gostamos e confiamos em outras pessoas. E construir um bom relacionamento gera confiança.

2. Tenha uma primeira atitude de dar

Participe de sua reunião ou evento de rede com a mentalidade de ajudar os outros; Como você pode agregar valor às conversas? Você pode ajudar a resolver os problemas de outras pessoas e ser alguém para quem recorrer quando outras pessoas precisarem de ajuda?

Torne-se a pessoa que dá primeiro, investe em relacionamentos, pede e recebe e constrói outras ideias e conversas. ‘Como posso ajudar?’ Deve ser uma das suas perguntas mais usadas.

3. Faça uma aula para improvisar

Guardei o meu conselho mais valioso para o último da lista.

Fiz aulas de improvisação há alguns anos, porque queria me desafiar a sair da minha zona de conforto. Foi assustador e também uma das melhores coisas que fiz. Eu uso muitas das regras aprendidas lá na minha vida profissional.

A maior insegurança social é o resultado de pensar demais. Esse pensamento excessivo é o resultado do medo. Melhorando obriga você a estar no momento. Em vez de pensar em si mesmo, você deve gastar toda a sua energia escutando, construindo sobre o que os outros disseram e fazendo o seu grupo parecer bem. E por sua vez, eles farão o mesmo por você.

Você não pode se preparar ou pensar demais, porque tudo acontece no momento. Se tudo der errado, isso não importa. Ninguém está julgando. Você tem a oportunidade de rir de si mesmo.

O único fracasso na improvisação não é intensificá-lo e dar-lhe uma chance. Pode-se argumentar que isso também é uma verdade da vida e do trabalho.

A linha de fundo

Você pode deixar de ser inseguro e desconfiado e começar a fazer amigos, participar de reuniões e fazer apresentações com confiança se começar a aplicar as dicas que aprendeu com este artigo.

 

Tentar fazer tudo de uma vez pode ser esmagador, então comece com algo e pratique diariamente. Pouco a pouco, você vai perceber que está se tornando mais confiante em relação a si mesmo e se sentindo mais à vontade na socialização.

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