Usana: Uma potência do MMN desconhecida no Brasil

A Usana possui 25 anos de fundação. Foi criada em 1992 em Salt Lake City, Utah (EUA). Ano passado faturou mais de $ 1,1 bilhões e é a vigésima maior empresa de MMN do mundo.
Com produtos de saúde, bem-estar, cuidados com a pele e alimentos, ela vem se fortalecendo, crescendo sem chamar atenção.
A empresa acabou de inaugurar sua fábrica na China e sua expansão internacional está a todo vapor. Cinquenta por cento dos negócios da empresa vem da Grande China, incluindo a China continental, Hong Kong e Taiwan.
O fundador da empresa e presidente do conselho, o Dr. Wentz, é um cientista altamente respeitado, elogiado por seu trabalho no desenvolvimento da tecnologia de cultura de células humanas e diagnósticos de doenças infecciosas.
Wentz fundou Gull Laboratories em 1974 e talvez seja mais conhecido por seu desenvolvimento do primeiro teste de diagnóstico comercialmente viável para o vírus Epstein-Barr.
Atrás desses elogios é uma razão convincente para a paixão de Wentz pela ciência: seu pai, Adam, morreu de doença cardíaca quando Myron tinha 17 anos. A perda, segundo ele, foi uma das experiências mais traumáticas de sua vida.
Nos anos que se seguiram, Wentz observaria várias tias e tios passarem do câncer e doenças cardíacas. Sua mãe, Bertha, foi diagnosticada com câncer de mama aos 60 anos, e seu irmão mais velho, Charles, perdeu sua própria batalha contra o câncer aos 66 anos.
Se você vai fazer negócios ou ser um cliente de uma empresa, você deseja ter a melhor experiência possível. … A personalização é realmente a pedra angular de tudo o que fazemos.
Dan Macuga, Diretor de Comunicação, USANA Health Sciences
Desde uma idade jovem, Wentz foi levado a entender o que estava causando essas doenças degenerativas e o que, de qualquer forma, poderia ser feito para ajudar as pessoas a viverem vidas mais saudáveis.
Depois de ganhar seu Ph.D em microbiologia na Universidade de Utah e investir anos de pesquisa no estudo da cultura celular, Wentz chegou à conclusão de que a nutrição celular era de extrema importância na determinação do resultado da vida de um indivíduo.
A dieta moderna, argumentou, era deficiente em nutrientes-chave, criando assim a necessidade de suplementos. Na verdade, a pesquisa de Wentz revelou que uma nutrição adequada tinha o poder de restaurar a saúde das células danificadas.
Depois de vender Gull Laboratories a uma empresa alemã de produtos médicos, em 1992, a Wentz lançou a USANA: um fabricante e distribuidor de suplementos nutricionais destinados a fornecer nutrição celular e efetivamente reverter os danos causados pelos radicais livres para as reservas antioxidantes do corpo.
Os radicais livres, Wentz acreditava firmemente, foram a principal causa das doenças degenerativas que reduzem tantas vidas. Sua visão para a USANA era simples, mas assustadora ao mesmo tempo: “criar a família mais saudável do mundo”.
Vinte e cinco anos depois, essa família cresceu para representar cerca de 574 mil distribuidores e clientes independentes em 20 mercados.
Cinquenta por cento dos negócios da empresa vem da Grande China, incluindo a China continental, Hong Kong e Taiwan.
Em todos os seus mercados respectivos, a USANA permanece consistente com a visão de Wentz e se orgulha de sua cultura orientada para a família, que se estende aos seus empreendimentos filantrópicos.
A True Health Foundation da empresa, uma organização sem fins lucrativos totalmente financiada pela USANA, doa 100% dos seus ganhos para as famílias que precisam de todo o mundo.
O mercado de suplementos nutricionais tem pouca semelhança com o cenário de 25 anos. É um ambiente muito mais competitivo, o que representa uma série de desafios para a USANA.
“Há tantas mais empresas que estão fazendo isso do que há 25 anos”, diz o Diretor de Comunicações Dan Macuga. “Hoje, rastreamos mais de 1.500 fabricantes de suplementos. Há vinte e cinco anos, provavelmente havia três ou quatro que alguém sabia. Tentando se destacar muito acima do resto foi um desafio. ”
A linha de produtos da empresa cresceu além dos suplementos nutricionais para incluir cuidados com a pele e alimentos, embora a maior parte das vendas da USANA – 83% – vem da linha de suplementos.
Uma das inovações de produtos mais recentes da USANA é a tecnologia pendente de patente da empresa, InCelligenceTM, que é baseada em nutrientes que visam e instruem o organismo a desempenhar certas funções de promoção da saúde.
Alguns chamam essa sinalização celular ou comunicação celular. A linha atual da USANA de seis produtos InCelligence é feita sob medida para aprimorar os processos celulares específicos, ajudando-os a trabalhar melhor.
“Nosso objetivo é também criar produtos personalizados para as necessidades de cada indivíduo. InCelligenceTM é o epítome da personalização “, diz Macuga.
Essa personalização se estende além dos produtos, incluindo a abordagem da empresa ao serviço ao cliente e a flexibilidade de sua oportunidade de negócio.
“Isso se resume a isso: se você for fazer negócios ou ser um cliente de uma empresa, você quer ter a melhor experiência possível”, ele continua.
“Então, o que estamos tentando fazer é criar coisas de uma perspectiva personalizada que lhe permite sentir como se você estivesse envolvido com a empresa.
A personalização é realmente a pedra angular de tudo o que fazemos”.