Que empresas manipulam redes no Brasil?

Este assunto é polêmico e a chamada foi feita para chamar sua atenção.
Enquanto as empresas americanas de MMN são corretas, éticas, profissionais, transparentes e fundamentadas em valores e propósitos de legalidade e confiabilidade, (refiro-me a empresas profissionais, tradicionais e associadas a entidades representativas), as empresas brasileiras caminham numa linha muito tênue, salvo exceções.
Essa matéria não vai revelar as empresas antiéticas, que manipulam dados, que criam posições estratégicas, que manipulam redes.
Esta matéria vai chamar sua atenção, para o fato de que, se uma empresa atua dessa forma, sua gestão é questionável e você pode estar navegando num barco furado.
Você deve estar se perguntando: como empresas podem manipular redes? Eis a resposta abaixo.

  1. Criando posições na rede, que não existiam, antes de você entrar no negócio. Ou seja, criaram um cadastro na sua linha ascendente, que não havia. Isso normalmente é feito quando empresas trazem líderes com centenas de empreendedores de outra cia, recebendo uma linha descendente boa, da qual você pode fazer parte.

2. Criando posições estratégicas para ceder a líderes, quando uma perna inteira vai bem. Nesta caso, a posição já existia, o líder é que passa a fazer parte da linha ascendente.
3. Quando um empreendedor tem seu contrato cancelado por algum motivo, a empresa pode usar esta posição, com outro ID, para uso que quiser. Muitas vezes, a empresa (dependendo do plano) pode ficar com o lucro gerado da posição, mesmo que ela fique “invisível” para a rede.
4. Quando a empresa, possui liberdade no sistema, para migrar pernas inteiras para outra perna, migrando linhas de patrocínio livremente, o que seria totalmente desleal e anti-ético.
Uma das formas de avaliar, se houve ou poderá haver manipulação de posições, é observar no seu escritório virtual, se a empresa mostra (e deixa registrado) sua linha ascendente e qualificação.
Dessa forma, você sabe por exemplo, quem realmente está acima de você como linha ascendente e neste caso, se aparecer uma posição nova, você saberá.
Importante também, avaliar se a empresa não coloca alguma cláusula no contrato, comunicando sua liberalidade de efetuar este tipo de mudança no sistema.
Fique atento. Precisamos ser profissionais para fazer o que é certo e não o errado e cobrar da empresa que ela faça o mesmo.